7 aspectos para observar na hora de escolher a escola do filho

Por Canguru News

Escolher uma escola para seu filho é tarefa que exige pesquisa, visitas a instituições de ensino, conversas com diretores e coordenadores pedagógicos. Com a Covid-19, essa tarefa se tornou ainda mais complexa, pois além de avaliar modelos pedagógicos os pais também devem se informar sobre protocolos sanitários adotados e visão sobre ensino híbrido. O fundamental, dizem especialistas, é que o perfil da escola se encaixe ao da criança.

A seguir, veja alguns critérios que deve ser observados na hora da escolha.

Valores e Visão de mundo

Se a escola é compreendida como uma extensão da família, é preciso saber se os valores ali difundidos são compatíveis e semelhantes com a rotina da criança. Qual é a visão da escola sobre o conceito de educação, família? Quais as diretrizes políticas? Leve isso em conta. 

1

Proposta pedagógica

Que métodos a escola usa? Que livros utiliza? Escolas tradicionais valorizam o conteúdo. Linhas construtivistas e socioconstrutivistas valorizam a autonomia e a participação do aluno. Waldorf prioriza trabalhos manuais e desenvolvimento de capacidades plenas. Saiba onde você está pisando.

2

É importante saber como foi a experiência da escola no ensino remoto, como professores se adaptaram, que ferramentas tecnológicas a escola desenvolveu. Essa é uma habilidade fundamental no futuro.

Ensino híbrido e tecnologia

3

Protocolos sanitários

Para muitos pais é crucial saber que regras são obrigatórias na escola para manter os filhos em segurança, como máscaras, distanciamento, momento do lanche, ventilação, isolamento de suspeitos, exigência de testes, etc...

4

Socialização e acolhimento

Saber como a escola propõe a troca de experiências e interação das crianças também é um critério importante. Que atividades a escola propõe para estimular vivências e trocas de aprendizagem? Procure saber.

5

Como a escola lida com experiências de conflitos entre estudantes? Há uma abordagem especial para casos de bullying? Quais são as dinâmicas para envolver os pais e comunicá-los sobre eventuais conflitos? Tudo isso é importante e deve ser levado em conta.

Gestão de conflitos

6

No pós-pandemia é crucial avaliar os níveis de aprendizagem das crianças. Muitas dificuldades foram enfrentadas no ensino remoto e é preciso saber em que patamar criança se encontra para superar eventuais defasagens.

Nível de aprendizagem e alfabetização

7

Se gostou desse conteúdo, talvez se interesse por:

E acesse essa matéria na íntegra em nosso site: