Por Canguru News
Passar um tempo longe dos filhos não é pecado. Para manter a saúde mental, o autocuidado, sobretudo na pandemia, tornou-se crucial. Especialistas recomendam que as mães tirem um tempo para si mesmas, longe dos filhos, sem culpa.
O acúmulo de estresse pode se transformar na Síndrome do Burnout Parental, que ficou bem conhecido no mundo durante a pandemia. Veja a seguir dicas para relaxar e dar um tempo.
Toda mãe precisa relaxar e descansar a mente. Busque algumas atividades que lhe deem prazer, uma pausa sem desgastes.
1
Momentos longe das crianças podem renovar a saúde mental de pais e filhos, tornando a relação familiar mais saudável.
2
Se você sente necessidade de ficar um pouco só, converse com seu filho sobre seus sentimentos. Seja honesta e use palavras que a criança possa entender.
3
Reserve um tempo para uma atividade física que você gosta, como yoga, alongamento, relaxamento, uma caminhada no parque, uma corrida ao ar livre: todas as opções ajudam a controlar o estresse.
4
Mantenha uma rede de apoio e convívio social. Converse com amigos, pessoas queridas, faça uma visita, se isso possível na atual conjuntura da pandemia.
5
Faça uma massagem, o que vai reduzir o nível de cortisol, o hormônio do estresse, que causa insônia, irritação e ansiedade.
6
7
Faça sua rotina de autocuidado em casa, sozinha, com tempo para um banho mais longo, usando óleos essenciais, se possível.
Busque um tempo para ler, com calma, seu livro preferido. Estudo da Universidade de Sussex aponta que ler por 6 minutos diariamente ajuda a diminuir os níveis de estresse em cerca de 68%.
4