8 livros para falar de temas difíceis com as crianças

Nessas horas, muitos pais preferem nem tocar no assunto, achando que assim os filhos vão sofrer menos. Mas as conversas são necessárias e os livros infantis podem ajudar muito nesse sentido, para que as crianças conheçam diferentes pontos de vista e falem sobre seus sentimentos.

Veja a seguir 8 sugestões de leituras feitas pela equipe de curadores do Clube de Leitura Quindim

Você já passou por uma situação difícil e ficou sem saber como falar dela com as crianças? Pode ser a perda de um pet, a morte de alguém querido, doenças, divórcio…

A brasileira Adriana Carranca percorreu trajetos e espaços familiares da menina que, por querer exercer o direito de estudar, foi ameaçada, baleada e se tornou símbolo mundial da luta pelos direitos humanos.

Sobre diferentes culturas e feminismo

de Adriana Carranca e Bruna Assis Brasil (Editora Companhia das Letrinhas)

1. Malala, a menina que queria ir para a escola

Greg mora em um trem com seu pai e sua mãe, e a vida dessa família atravessa pontes, morros, túneis escuros, seja em dias ensolarados ou dias de temporais. E essa é a metáfora da vida, cheia de encantos e desencantos, encontros e desencontros, de emoções e surpresas. Greg observa e vive tudo isso.

Sobre divórcio

de Ana Luiza Badaró e Odilon Moraes (Editora Tigrito)

2. Greg

O desejo pela vida é um movimento contínuo e instável. Há dias incríveis, outros mornos, e há aqueles em que nada faz sentido. Diante do furacão que é viver, como está nossa saúde mental? Duas senhoras falam ao telefone e combinam de adiar um compromisso importante: o encontro com a dona Morte.

Sobre depressão

de Jorge Miguel Marinho e Flávio Pessoa (Edições de Janeiro)

3. Um passarinho me contou

Barbazul guardava um segredo rompido pela curiosidade — ou seria intuição? — de sua nova esposa, que tinha permissão para visitar todos os espaços do palácio, menos o quarto do último andar. A mulher então deu de cara com a própria morte e até se livra dela, o clima é de muita tensão. Foi preciso coragem e uma rede de apoio cuidadosa para romper com um ciclo cruel de violência contra mulheres.

Sobre relacionamento abusivo

de Anabella López (Editora Aletria)

4. Barbazul

Neste livro escrito e ilustrado por Odilon Moraes, o leitor encontrará uma delicada história de amizade e o nascer de fortes sentimentos, como a saudade e a dor do abandono perante a morte. Tal como a vida cheia de contrastes e momentos efêmeros, a ilustração aqui se mostra através dos rascunhos de desenho do artista, tudo em preto e branco.

Sobre a perda de um animal de estimação

de Odilon Moraes

5. Pedro e Lua

Uma menina mora do lado de lá, onde as coisas são boas, apesar de meio cinzentas. Seu pai sempre viaja e volta logo para casa, até que um dia a menina acha que ele nunca mais vai voltar, nunca…

Sobre perder um pai

de Aline Abreu (Editora Jujuba)

6. A menina amarrotada

“Agora a mamãe fica só com esse bebê” é a queixa da garotinha que acaba de ganhar um irmão. Enquanto sua mãe cuida do pequenino João, a protagonista precisa se haver com os seus brinquedos, a cachorra de estimação e os novos sentimentos que migram da euforia à raiva.

Sobre a chegada de um novo irmão

de Márcia Leite e Jean-Claude R. Alphen (Editora Pulo do Gato)

7. Eu nem ligo

Íris adoece e sua irmã busca entender o que está acontecendo. Nesta pequena novela familiar, a autora Gudrun Mebs nos presenteia com uma sensível história sobre a importância dos vínculos e a perda.

Sobre morte e doenças familiares

de Gudrun Mebs e Beatriz Martín Vida (Editora Pulo do Gato)

8. Íris, uma despedida