7 mitos e verdades sobre amamentação e sono

o sono DA MÃE E DO BEBÊ

A chegada de um bebê é sempre motivo de muitas alegrias para as famílias. Mas é também um período desafiador, que pode levantar dúvidas quanto às tarefas de cuidado no cotidiano. A seguir, a biomédica Monica Andersen e o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, esclarecem as principais dúvidas relativas ao aleitamento materno e o sono das mães e dos bebês.

Durma quando seu bebê dormir

Essa crença popular é verdadeira. A mãe precisa descansar para produzir o leite e deve, sempre que possível, aproveitar o sono do bebê para dar pequenos cochilos.

1

verdade

Não tem problema cochilar enquanto amamenta

Isso é perigoso, pois a mãe pode cair por cima do bebê e fazer com que perca a pega, tenha dificuldades em respirar ou mesmo seja sufocado.

2

mito

O estresse afeta a produção do leite

O estresse pode alterar o fluxo normal do leite materno, porque induz o corpo a liberar substâncias que diminuem a produção da prolactina, um dos hormônios responsáveis pela lactação.

3

verdade

Tudo bem amamentar deitada

Essa posição facilita o refluxo, o que pode provocar infecção no ouvido e no nariz. Para ajudar na digestão, após a mamada, o bebê deve ser estimulado a arrotar, posicionado com a cabeça sobre o ombro da mãe.

4

mito

O bebê deve ser acordado para mamar?

Se ele não está ganhando peso, sim. Mas se o peso está normal, pode despertar sozinho. A Organização Mundial de Saúde recomenda a livre demanda, ou seja, que o bebê mame quando estiver com fome.

5

depende

Alguns bebês acordam de hora em hora, outros, a cada 3 horas e há ainda aqueles que ficam 5 horas sem mamar. Em caso de dúvida, os pais devem buscar orientação médica.

Todo despertar noturno é fome?

Além da fome, o bebê pode acordar por motivos como fralda suja, calor, frio e roupas que reduzem a mobilidade. Com o passar do tempo e as mamadas mais espaçadas, a mãe deve tentar averiguar a causa do despertar, antes de oferecer o seio.

6

mito

A criança deve dormir de barriga para cima

Dormir de barriga para cima evita a morte súbita, que ocorre de forma inesperada, principalmente, nos primeiros 6 meses de vida. A criança tem que dormir, de preferência, no berço no quarto do casal, a fim de permitir a interferência rápida de um adulto se preciso.

7

verdade