5 dicas para melhorar a saúde mental, física e emocional das crianças

Ampliar o contato com elementos da natureza é uma boa forma de ajudar as crianças a lidar com o estresse e a ansiedade e reduzir o tempo de tela, que cresceu muito na pandemia. 

A seguir, veja cinco sugestões da trainer em disciplina positiva Bete P. Rodrigues para se conectar com a “mãe natureza”. 

Preparar lanches e refeições faz com que as crianças desenvolvam habilidades sociais e emocionais e aprendam a cuidar de si mesmas.

Eles vão adorar aprender a descascar, lavar, picar, amassar, fatiar enquanto sentem a textura e percebem o cheiro e o sabor dos mesmos – essa é uma experiência sensorialmente riquíssima!

Lanches e Refeições

Frequentar com regularidade espaços verdes promove o bem-estar físico e emocional, visto que essa conexão com os diferentes elementos naturais reduz o estresse.

Explorem a textura do tronco de uma árvore, o cheiro de uma flor, o barulho do vento e da chuva. 

Frequentar  espaços verdes

Observar o céu, de dia e de noite e, se possível, o nascer ou pôr do sol também, são espetáculos inesquecíveis que nos fazem lembrar de como estamos todos conectados.

Nossa visão agradece se incluirmos pausas entre as telas e olharmos pela janela para o horizonte. 

Observar o céu de dia e noite

Colecionar elementos naturais como folhas, conchas, sementes, pedrinhas… Ensine a criança a coletar, nomear, cuidar e observar as diferenças entre esses elementos. 

Colecionar elementos naturais

Vamos nos lembrar de respirar? Conecte-se apenas com a sua respiração por alguns minutos - e ensine o seu filho a fazer o mesmo. De preferência, feche os olhos e fique em silêncio, sentado em uma posição confortável.

Vamos nos lembrar de respirar?