10 obras de Ruth Rocha, ícone da literatura infantojuvenil

Quando se fala em literatura infantojuvenil, não podemos deixar de mencionar os diversos clássicos escritos por Ruth Rocha, que neste ano completou 91 anos. 

A escritora é uma das mais lidas por crianças no Brasil e autora de sucessos como Marcelo, marmelo, martelo – seu best-seller, com mais de 70 edições e 20 milhões de exemplares vendidos.

Veja a seguir livros de Ruth Rocha que não podem faltar na sua biblioteca.

Os personagens dos três contos deste livro são crianças incríveis. Marcelo reinventa o nome de todas as coisas ao seu redor; Teresinha e Gabriela têm inveja, uma da outra; Caloca compreende a importância da amizade. A obra é recheada de elementos poéticos, contribuindo para o enriquecimento do vocabulário e desenvolvimento da criatividade nas crianças. 

“Marcelo, Marmelo, Martelo”

Medo do escuro, de dentista, de cachorros. Nessa obra, Ruth Rocha conversa com as crianças sobre seus medos e desafios. A autora aborda o tema com naturalidade, ensinando que o humor é a melhor maneira de enfrentá-lo.

“Quem Tem Medo De Quê?”

Esse livro conta a história de um camaleão simpático que, com o desejo de conquistar a todos, vivia mudando de cor. Com uma abordagem inteligente, de forma lúdica, temas como autoestima e autoaceitação são tratados. A escritora ensina às crianças que não é possível agradar a todos o tempo inteiro.

“Bom Dia, Todas as Cores!”

A obra conta a história de um garoto mimado, que com a insistente mania de mandar todos ficarem calados, fez com que as pessoas desaprendessem a falar. Com a ajuda de um sábio, na tentativa de salvar seu reino, o reizinho mandão procura alguma criança que ainda saiba falar. A autora fala sobre ganância, poder, liberdade e democracia.

“O Reizinho Mandão”

Ao contar a história de um reino colorido, dividido por cores, Ruth aborda o preconceito de maneira delicada e didática. Com referências ao clássico da literatura escrito por William Shakespeare, a trama aborda a amizade de duas crianças-borboletas que precisam vencer barreiras para evitar sua separação.

“Romeu e Julieta”

O livro conta a história de Joãozinho, menino que estava sendo alfabetizado e reconhecia o desenho de cada letra nos jornais, outdoors e placas de rua, de maneira envolvente. Ao longo da narrativa, o garoto passa a realizar importantes descobertas sobre as palavras.

“O Menino que Aprendeu a Ver”

As palavras podem ser duras, carinhosas, tristes, alegres. Escrito em forma de poema narrativo, o livro aborda discussões sobre ética nos relacionamentos e as consequências das palavras mal avaliadas. A escritora ensina a importância da reflexão sobre aquilo que deve ou não ser dito e do impacto que as palavras exercem sobre as pessoas.

“As coisas que a gente fala”

Um dos épicos da Grécia Antiga, escrito por Homero, foi adaptado por Ruth Rocha. A obra conta a história do retorno de Ulisses para casa, após 10 anos longe de seu filho e sua esposa. No caminho, o protagonista se depara com uma série de desafios. Nas mãos de Ruth, essa história atemporal é recontada de maneira simples e acessível, facilitando a compreensão das crianças e adolescentes.

“Odisseia”

Esse foi o primeiro título publicado pela autora. O livro é uma espécie de cartilha divertida, recheada de palavras e rimas que enriquecem o vocabulário dos pequenos leitores. Recomendado para crianças na faixa etária dos 6 anos, a obra faz parte da coleção que conta com quatro outros volumes.

“Palavras, Muitas Palavras”

Essa é uma importante coletânea de obras de poetas brasileiros de várias épocas. Ruth Rocha, apaixonada por poesia desde sua infância, fez a seleção dos poemas. Eles foram organizados em blocos temáticos, o que torna tudo ainda mais interessante.

“Poemas Que Escolhi Para As Crianças”

Gostou desse conteúdo? Veja mais stories da Canguru News:

Siga-nos

*A Canguru News pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. Os preços informados e a quantidade disponível condizem com os do momento da publicação deste post.