Home Saúde

Volta às aulas: o momento ideal para deixar a vacinação em dia

Buscador de educadores parentais

Laboratório São Marcos apresenta

 

Na escola, as crianças aprendem coisas novas, fazem amigos e começam a conviver em grupo. Mas é ali também que os pequenos mais se expõem a vírus e bactérias responsáveis por uma série de doenças. Como o sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento, o organismo infantil não é capaz de se proteger sozinho. Manter o calendário de vacinação em dia, então, é essencial. “A vacina é uma das maiores descobertas da história da medicina”, afirma o médico infectologista Adelino de Melo Freire Jr., gerente de vacinas do laboratório São Marcos e coordenador de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Felício Rocho.

Adelino de Melo
O médico Adelino de Melo Freire Jr., na unidade Savassi:
sistema de refrigeração com monitoramento a distância. 

Segundo o doutor Adelino, o momento de volta às aulas é ideal para que os pais confiram os cartões de vacinação e se certifiquem de que renovaram todas as doses. “O ambiente escolar favorece o aparecimento de surtos de doenças, por isso a prevenção é tão importante”, explica. A fase mais crítica vai de 1 a 6 anos, quando algumas vacinas precisam ser reforçadas. “Muitas escolas pedem os cartões de vacinação no início do ano letivo, e os pais devem aproveitar esse incentivo para deixar as doses em dia e garantir a saúde dos filhos.”

Rede pública x rede privada

Apesar de boa parte das vacinas estar disponível na rede pública de saúde, existem diversos benefícios de se recorrer à rede privada. O primeiro deles é o acesso a esquemas de vacinação mais diversificados e abrangentes que no sistema público, com melhores resultados em termos de proteção individual. De acordo com o doutor Adelino, algumas vacinas disponíveis na rede privada são mais modernas, o que causa menos efeitos colaterais.

A tecnologia é uma aliada e tanto. No São Marcos, as vacinas são mantidas em um sistema de refrigeração com monitoramento a distância. “Qualquer alteração na temperatura nos é informada imediatamente pelo celular, para ser corrigida”, diz o médico. Esse cuidado faz com que as substâncias estejam sempre em perfeito estado.

 
Publieditorial.

SEM COMENTÁRIO AINDA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui

Sair da versão mobile