Seminário de Mães - garanta seu ingresso
Home Colunas Marcela Noronha

Quantas horas de sono são necessárias por noite?

A pediatra Marcela Noronha mostra a média de horas de sono indicada por faixa etária; ela diz porém que o principal é observar se a criança acorda descansada e disposta

Bebê dormindo
Para cada idade, há uma média estimada de horas de sono por dia
Buscador de educadores parentais

Não existe um número de horas de sono exato que revele o quanto precisamos dormir, mas sim uma estimativa adequada por idade e pela média da população. 

Os bebês dormem picado com vários cochilos durante o dia, enquanto crianças maiores dormem mais à noite.  Cochilos após o almoço em geral permanecem até uma média de 4 anos, mas algumas culturas que prezam pela famosa “siesta” as mantêm para a vida toda.

Lembre-se: mais importante do que a quantidade de horas de sono que seu filho tem é o como ele desperta. Se seu filho acorda bem-disposto e descansado para aproveitar o dia é isso que vale!

A tabela abaixo apresenta uma média de horas de sono por faixa etária:

IdadeHoras de sono necessárias por dia
Recém-nascidos14 a 17 horas
3 meses12 a 14 horas
6 meses11 a 14 horas
1 ano11 a 13 horas
2 anos11 a 12 horas
3 anos10 a 12 horas
4 anos10 a 12 horas
5 anos10 a 12 horas
Adolescentes9 a 11 horas
Adultos8 horas

LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Marcela Ferreira Noronha
Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.

SEM COMENTÁRIO AINDA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui

Sair da versão mobile