Seminário de Mães - garanta seu ingresso
Home Artigos

    Pontos importantes para escolher a escolinha do seu filho

    Buscador de educadores parentais

    Quando decidimos pôr nossos filhos na educação infantil, muitos ainda bebês, outros nem tanto, a preocupação não é com a nota do Enem. Selecionamos os critérios mais relevantes para as mães na hora de definir a escola dos seus filhos.

    Conhecer e poder conversar com a professora

    Não tem nada que deixe a mãe mais segura do que poder chegar à escola, entregar seu filho à professora e depois trocar duas palavras com ela na hora de buscar a criança. Esse relacionamento é fundamental para manter nossa confiança na instituição.


    tipos de ensino

     

    Tipo de ensino

    A escola deve partilhar dos mesmos valores da sua família.
     

     

     


    Diálogo com a família

    É importante que a escola mantenha a comunicação com a família, seja através da agenda, de reuniões de pais ou de atividades extras. O envolvimento da instituição com a família é o segundo ponto mais importante para as mães.
     

    Estrutura física da escola

    Vale observar o tamanho das salas de aula, o espaço aberto para recreação, a ventilação e a iluminação. Além, é claro, da organização e a limpeza.
     

    Tamanho das turmas

    Existe legislação para isso, mas em escolas particulares os pais exigem um pouco além do que manda a lei.
     

    Localização

    Não adianta a escola ser maravilhosa se vamos perder muito tempo com o deslocamento. Escola boa perto da nossa casa ou do trabalho é o que buscamos.

     

    tipo de alimentacao oferecida

     

    Tipo de alimentação oferecida

    Se a escola fornece a alimentação dos alunos, o cardápio diário deve estar disponível para os pais. O ideal é que ele seja elaborado por um nutricionista.
     

     

     

    Ser inclusiva

    Nada melhor para as famílias do que a convivência diária com as diferenças, afinal, somos todos diferentes, mas nossos direitos são iguais.
     

    Acesso às dependências

    Entrar na escola na chegada e na saída dos alunos ajuda a estabelecer uma relação de confiança.
     

    Valor da mensalidade

    A escola perfeita às vezes não cabe no bolso dos pais. É melhor abrir mão de uma coisa ou outra e priorizar itens mais relevantes, conciliando-os com o que se pode pagar.
     

    Transparência

    Quem não deve não teme. Se você sente que algo está sendo escondido dos responsáveis, se os colegas do seu filho começam a contar coisas que a escola não comunicou a você, fique atenta e converse com a coordenação.

     

    Padecendo-no-paraiso-horizontal.png (378 KB)Bebel Soares é fundadora da plataforma de apoio a mães Padecendo no Paraíso. Na Canguru ela fala sobre educação, saúde, alimentação, sexo, inclusão e viagens.

    site  www.padecendo.com.br

    Verônica Fraidenraich
    Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

    SEM COMENTÁRIO AINDA

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui

    Sair da versão mobile