Seminário de Mães - garanta seu ingresso
Home Vídeo

Como os pais podem ouvir mais seus filhos

Consultora educacional Bete P. Rodrigues afirma que mães e pais devem dar espaço para que os filhos falem

Pai e filho se olham; imagem ilustra matéria sobre como ouvir mais os filhos.
É preciso dar espaço para os filhos falarem, dando oportunidade para que eles se expressem e reflitam, diz a especialista
Buscador de educadores parentais

“Os pais estão sempre falando o que as crianças têm que fazer, dando instruções e ordens aos pequenos, e dão pouco espaço para que eles se expressem e reflitam”. A afirmação é da consultora educacional Bete P. Rodrigues, colunista da Canguru News e especialista em Disciplina Positiva. Segundo ela, se os pais querem saber como ouvir mais os filhos, eles devem refletir se dão abertura para os pequenos falarem. 

É esse o tema do vídeo abaixo. Bete fala um pouco mais sobre a importância de dar espaço para os filhos se expressarem e sobre como isso ainda gera a oportunidade de os pequenos refletirem e desenvolverem habilidades. Confira!

Falamos demais e perguntamos de menos - Disciplina Positiva

Leia também – Temos um impacto enorme na vida dos nossos filhos, mas não controlado as suas decisões

“Quando a gente consegue parar de falar ou falamos menos, geramos uma oportunidade incrível para o nosso filho pensar e não simplesmente obedecer o que estamos falando para eles. A gente dá a oportunidade do nosso filho desenvolver a habilidade de resolução de problemas, da comunicação, de fazer escolhas”, Bete enumera. 

Como exemplo, ela cita a situação em que os pais sempre falam para os filhos colocarem o casaco. “Se a gente sempre der a instrução ‘ponha o seu casaco’, a criança não vai ter oportunidade de aprender a refletir e a resolver o problema de colocar a roupa certa para o clima certo”, esclarece. 

Leia também – Alanis Morissette canta com filha de 4 anos em programa de TV americano

Para que isso não ocorra, os pais podem desenvolver o hábito de perguntar ao invés de responder, dando a chance de o pequeno refletir. No exemplo citado, ao invés de falar para a criança colocar o casaco, é possível perguntar “como está o tempo?”. A criança vai ter a chance de olhar para fora e ver se está chovendo ou se está frio. “Dá mais trabalho, mas é uma oportunidade para você ensinar a seu filho como tomar decisões e resolver problemas”, afirma Bete. A consultora educacional ainda explica que as perguntas devem demonstrar o real interesse dos pais em ouvir o que os filhos têm a dizer.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

SEM COMENTÁRIO AINDA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui

Sair da versão mobile