Seminário de Mães - garanta seu ingresso
Home Crianças

Lentes de contato na infância: saiba prós e contras

Número de crianças com problemas de visão é cada vez maior, principalmente pelo uso excessivo de telas; especialistas explicam benefícios, contraindicações e cuidados necessários para substituir os óculos por lentes

Menina com expressão de indagação, segurando um óculos e um estojo de lentes de contato
As lentes de contato podem ser importantes para a autoestima da criança, mas exigem cuidados especiais e devem ser usadas só acima de 11 anos
Buscador de educadores parentais

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia apontam que a visão das crianças tem exigido o uso de métodos de correção cada vez mais cedo. Segundo o órgão, na última década o índice de crianças entre 6 e 9 anos de idade que apresentaram problemas de visão passou de 10% para 20%. Pensando nisso, surge o questionamento, que tal o uso de lentes de contato durante a infância? 

Mesmo que as lentes sejam populares entre os adultos, principalmente por proporcionarem, para muita gente, liberdade e praticidade no dia a dia, grande parte dos pais ainda tem receios sobre a segurança de seu uso em crianças. Por demandarem higienização e cuidados específicos, as lentes de contato acabam sendo esquecidas durante a infância, ainda que possam proporcionar benefícios.

A partir de que idade o uso é recomendado?

Segundo especialistas, as lentes de contato podem ser utilizadas a partir dos 11 anos de idade, com foco na correção da miopia, caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe, e da hipermetropia, quando existe dificuldade em enxergar de perto. O recomendado é que o uso seja realizado de maneira esporádica, principalmente durante a prática de esportes e eventos sociais. 

“Há situações especiais que podem fazer com que a criança use lentes de contato mais cedo, como por exemplo o controle de miopia. Existem estudos mostrando que crianças já conseguem colocar e tirar as lentes de contato sozinhas. De qualquer forma, sempre oriento que a responsabilidade de verificar o uso correto e higiene seja dos pais e não das crianças”, explica o oftalmologista Hallim Feres, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 

O uso das lentes na infância 

Durante a infância, por questões higiênicas, as lentes descartáveis de uso diário são as mais utilizadas. “Sempre recomendo as lentes de descarte diário em vez das lentes de troca programada. Nessa fase, é importante ter sempre uma lente nova nos olhos para evitar ainda mais os riscos”, relata Hallim. 

As crianças devem ser instruídas com bastante cuidado acerca dos procedimentos necessários para a manutenção de uso. Entre os principais cuidados estão: não dormir com as lentes, evitar coçar os olhos, manter constante lubrificação durante o uso e realizar todos os passos de aplicação com as mãos lavadas. “Além dos cuidados na aplicação, é importante que as lentes sejam lavadas com solução antisséptica própria e guardadas em um estojo limpo, que contenha essa mesma solução”, afirma a oftalmologista pediátrica Márcia Keiko Tabuse, presidente do Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo

O oftalmologista reforça a importância do cuidado e atenção constante dos pais:

“Todos os passos de lavar as mãos, colocar e tirar as lentes devem ser acompanhados pelos pais, que precisam entender a responsabilidade de conferir se a criança tirou as lentes antes de dormir, por exemplo. Nunca os pais devem transferir essa responsabilidade para os filhos”, ensina Márcia Tabuse.

Além disso, a oftalmologista sustenta que é importante que “os óculos estejam sempre atualizados e disponíveis para qualquer eventualidade, e nunca colocar lentes de contato com alguma irritação, dor ou vermelhidão nos olhos”.

Quais as contraindicações?

Quando os pais não podem realizar esse acompanhamento cuidadoso e detalhado com seus filhos, monitorando regularmente tanto a higienização na aplicação das lentes, o uso não é recomendado. “A lente é aplicada dentro do olho e tem que ser manipulada, colocada e tirada todos os dias, o que aumenta muito o risco de infecção e trauma sobre a córnea. Além disso, a lente reduz o aporte de oxigênio que chega direto do ar para a córnea e por isso existe um tempo limite de uso”, esclarece Márcia Keiko Tabuse. 

Por se tratar de uma região sensível, o uso é contraindicado quando a criança tem dificuldade na adaptação, mesmo após testar diversas marcas e opções. Lentes com mau encaixe, além de trazerem desconforto, podem provocar prejuízo à visão, ocasionando possíveis inflamações e infecções.

Benefícios do uso 

Entre os maiores benefícios do uso durante a infância estão principalmente a maior autonomia e liberdade das crianças, que podem se sentir mais à vontade durante a prática de esportes, passeios e eventos sociais. Muitas crianças se sentem visualmente desconfortáveis ao utilizarem óculos, e o uso das lentes pode auxiliar na autoestima.

“Uma criança que precisa tirar os óculos para jogar futebol (ou que passa o jogo mais preocupada com os óculos do que com a bola) não vai performar adequadamente. Poder enxergar bem enquanto pratica seu esporte favorito faz toda a diferença na performance, e consequentemente na confiança e autoestima”, explica Hallim Feres.

Segundo o oftalmologista, pode ser que a criança, socialmente, também prefira usar lentes de contato em vez de óculos: “Nesse caso, claro que as lentes também ajudam”. “Mas, é importante ajudar a criança ou adolescente a entender que o valor dela é muito maior do que essa percepção (errada) de ela ser mais fácil de ser aceita de um jeito ou de outro”, enfatiza o médico.

“Eu comecei a utilizar lentes de contato bem nova, quando tinha 12 anos. Fiz isso porque já estava naquela idade em que comecei a frequentar festinhas, adorava me maquiar, e os óculos me atrapalhavam. Por um lado foi muito bom, me trouxe uma autonomia social e me senti bem esteticamente, mas, por outro lado, acabou ressecando bastante meus olhos, o que me incomodou muito”, revela Maria Edhuarda Castro, estudante de jornalismo. 


LEIA TAMBÉM


SEM COMENTÁRIO AINDA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui

Sair da versão mobile