Home Saúde Alimentação

Festas de fim de ano: aproveite para incentivar hábitos saudáveis nas crianças

A época serve de incentivo para a participação dos mais novos no preparo das refeições e mesas decoradas; nutricionista sugere receita de biscoito saudável que faz sucesso com a garotada

Mãe prepara biscoitos natalinos com as crianças
Envolver as crianças no preparo de alimentos saudáveis faz com que se conscientizem da sua importância
Buscador de educadores parentais

O cuidado com a alimentação das crianças desde a introdução alimentar até a fase escolar impacta na melhoria da qualidade de vida delas a longo prazo. Durante as festas de fim de ano e férias do ano letivo, especialistas recomendam manter hábitos saudáveis.

“Participar do preparo de uma refeição ou decoração de um alimento durante as festas de fim de ano favorece a construção de memórias afetivas, sendo uma excelente oportunidade de aprendizado para as crianças, ao mesmo tempo em que ajudam no processo de desenvolvimento e construção de sua identidade pessoal”, destaca a nutricionista clínica Victória Randoli, especialista em nutrição pediátrica, do Hospital e Maternidade Sepaco, em São Paulo.

Na temporada festiva, dá para explorar a imaginação da criança na cozinha e incentivá-la a usar a criatividade para tornar os preparos mais lúdicos, criando desenhos divertidos nos mais diversos pratos.

As crianças podem ajudar a separar os alimentos, medir as quantidades, organizar a mesa e mesmo colaborar no preparo de alguma sobremesa. 

E quanto maior o uso de alimentos saudáveis, melhor o exemplo para os pequenos. Lembrando que a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde é para que não haja consumo de açúcares nos primeiros dois anos de vida. E acima dessa idade, o consumo deve ser limitado. 

“Essa limitação, para as crianças maiores de dois anos, é um incentivo a inseri-las nas preparações mais simples de alimentos in natura ou minimamente processados”, indica a nutricionista. 

No intuito de auxiliar nesse processo, Victoria sugere uma receita de biscoito saudável e agradável ao paladar infantil, que pode fazer sucesso nas festas de fim de ano. Confira abaixo.

LEIA TAMBÉM:

Biscoitinho para o Ano Novo

Biscoito de amêndoa recheado com tâmara
Biscoito de amêndoa recheado com tâmara | Foto: barano.com.br

Ingredientes:

* 1/2 xícara de amêndoas cruas

* 1 xícara de tâmara sem caroço

* 1/4 xícara de óleo de coco

* 1/3 xícara de leite (ou bebida vegetal)

* 2 e 1/4 de xícara de farinha de aveia

* 1 colher de sopa de canela

* 2 colheres de chá de gengibre em pó

* 1 colher de chá de fermento químico

Como preparar:

1. Pré-aqueça o forno a 180°.

2. Em um liquidificador ou processador de alimentos, triture as amêndoas e misture à farinha de aveia.

3. Se usar a tâmara mais seca, deixe de molho em água quente por pelo menos 15 minutos antes de usar. Bata no processador ou liquidificador somente as tâmaras, sem água e sem o caroço, até ficar uma pasta.

4. Acrescente o óleo de coco e leite e bata bem.

5. Misture a farinha de aveia, as amêndoas e as especiarias em uma tigela. Adicione o creme com pasta de tâmara e misture a massa.

6. Acrescente o fermento e com as mãos, mexa bem até formar uma bola de massa.

7. Com a ajuda de 2 folhas de saquinho plástico, divida a massa, coloque um saquinho em baixo, outro em cima e com um rolo de macarrão ou garrafa de vidro, abra a massa até que fique com cerca de 0,5 cm.

8. Com um cortador de biscoitos, corte a massa e coloque em uma forma sobre um papel vegetal ou tapete de silicone de forno.

9. Leve para assar por cerca de 15 minutos. Repita com toda a massa e depois de assados, deixe esfriar antes de armazenar.

* Rendimento: Cerca de 100 biscoitos pequenos.

* Dica: Use cortadores decorados que os biscoitos já saem prontinhos, não precisa de glacê.

* Armazenamento e validade: Essa receita pode ser armazenada por 2 semanas em pote hermético (bem vedado).

* Indicação: A partir de 1 ano (pela textura)

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

SEM COMENTÁRIO AINDA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui

Sair da versão mobile