Com informações da PBH
O pequeno Thiago, filho de Rosilene Viana e Thales Gamarano, considera os garis verdadeiros heróis e resolveu homenagéa-los em sua próxima festa de aniversário, de 4 aninhos.
A mãe conta que o menino sempre demonstrou carinho pelos garis. “Creio que nosso filho percebeu em nós mesmos essa admiração e respeito pelos profissionais da limpeza urbana. Ficávamos aguardando o caminhão e isso, provavelmente, foi chamando a atenção do Thiago”, lembra. “Mas o encantamento vem crescendo, motivado pelo carinho que os garis demonstram a cada encontro. E não é para menos, pois a alegria dos coletores é contagiante”, afirma.
O carinho pelos garis e a paixão por caminhões de lixo estarão presentes em cada detalhe da comemoração, que promete surpreender os convidados.
Para deixar a festa de aniversário do filho ainda mais animada, Rosilene Viana encomendou para o aniversariante um uniforme parecido com o dos coletores. Ela também estará vestida a caráter, com um modelo da coleção do desfile Gari Fashion SLU, desenhada por uma especialista em moda.
A equipe de coleta que Thiago espera todos os dias na porta de casa foi convidada para participar da comemoração. “Thiago não é ligado a super-heróis de quadrinhos; os verdadeiros super-heróis para ele são os garis”, reafirma a mãe.
A coleta domiciliar
A Prefeitura de Belo Horizonte conta com cerca de 600 garis trabalhando na coleta domiciliar. Esses trabalhadores percorrem, em média, uma distância de 25 km por dia, e podem alcançar uma velocidade de até 7 km por hora.
Por dia, eles coletam 1.900 toneladas, o que corresponde a mais de 270 caminhões lotados de lixo. Para realização da tarefa são empregados 140 caminhões.
Além dos profissionais da coleta domiciliar, a Prefeitura conta com cerca de 3 mil garis que atuam na varrição, na coleta seletiva, no recolhimento dos resíduos de saúde, na remoção de deposições clandestinas, na lavação das vias públicas, na desobstrução das bocas de lobo, na capina e na limpeza dos córregos. Já as equipes de varrição contam com cerca de 1.200 garis em Belo Horizonte.