Da Redação
A Disciplina Positiva é uma abordagem Socioemocional que ajuda pais, mães e educadores a desenvolver habilidades de vida em crianças e adolescentes. É também uma mudança de paradigma, pois tem como resultado relações mais respeitosas, empáticas e harmoniosas.
A Canguru, a coach e trainer de educação parental, Bete P. Rodrigues fala sobre disciplina positiva voltada para adolescentes. O tema será abordado no Encontro de Pais e Educadores de Adolescentes, dia 21 de setembro, no Teatro Morumbi Shopping, das 10h às 13h, promovido pelo Metro Jornal. Confira:
Como a disciplina positiva interfere na relação entre pais e filhos?
Pais e mães que estudam e aplicam a Disciplina Positiva buscam soluções juntos com os filhos, olham para os erros como oportunidades de aprendizagem e querem entender porque seus filhos fazem o que fazem.
Pode dar alguns exemplos de ações que os pais podem realizar para mediar conflitos com os filhos?
Alguns exemplos de atitudes parentais são:
– conhecer as características do processo de individuação dos adolescentes
– estabelecer uma conexão com os filhos para que eles se sintam importantes na família
– encorajar o respeito mútuo através da liderança gentil e firme ao mesmo tempo
– usar o humor
– fazer acordos com garantias e depois fazer o acompanhamento consistente do plano de ação.
Há uma resistência maior nos adolescentes em se adaptarem à dinâmica da disciplina positiva?
Não. Adolescentes que foram criados com a Disciplina Positiva habituaram-se a fazer reuniões de família, por exemplo, e se sentem ouvidos, “pertencentes e importantes”. Portanto, tem menos motivos para resistirem.
Quando os filhos não foram criados com a Disciplina Positiva, e os pais querem aplicar depois de jovens, é possível?
Sim. Quando eu comecei a aplicar e minha filha já era uma pré adolescente! Os pais/adultos que querem aplicar os conceitos da Disciplina Positiva com filhos/alunos adolescentes precisam exercitar a empatia e conexão. Não é fácil – trata-se de uma mudança de paradigma, mas o resultado é uma relação mais respeitosa e harmoniosa entre adultos e adolescentes. Vale a pena.
Bete P. Rodrigues lançará o curso de certificação internacional para tornar-se um educador parental em Disciplina Positiva, nos dias 14 e 15 de setembro, no Manole Educação. Inscrições
Amei estas informações.! Realmente quanto mais aprendermos, menos erros cometemos. Parabéns a equipe..!