Crises de choro dos filhos pode provocar desespero nos pais. É importante saber como reagir a essas situações sem uma resposta agressiva ou censurando o comportamento da criança
De acordo com especialistas, a forma mais saudável de passar por essas situações é sempre mantendo a calma e buscando entender os sentimentos da criança que a estão fazendo chorar.
O choro é uma linguagem. A criança quer dizer algo aos pais. Pode ser a comunicação de uma necessidade, sobretudo nos bebês e nos que ainda não conseguem falar: sono, fome, cansaço.
Sentimentos como medo, angústia e insegurança também estão entre motivos frequentes. Brigas de casais também podem desencadear crises de choro nas crianças com mais regularidade.
Tom elevado de voz e xingamentos entre membros da família: esses comportamentos deixam a criança assustada e insegura, e normalmente ela se sente culpada pela briga
Entender que o choro é uma forma da criança se expressar Acolher o filho que chora, sem gritar ou censurá-lo pelo choro
Nunca mande a criança parar de chorar Tente perguntar se está acontecendo alguma coisa, se a criança quer um abraço
Reaja sempre com equilíbrio, tente manter a calma para tranquilizar a criança O adulto naquela situação é você: lembre-se disso!