Se este Dia Internacional da Mulher tem uma importância simbólica nos dias de hoje, ela é, principalmente, a de levantar o debate sobre a participação feminina na sociedade e pautar todos os veículos de comunicação sobre temas de interesse direto das mulheres, em todas as editorias possíveis: saúde, política, economia, direitos humanos, esporte etc.
É por isso que, neste 8 de Março, você já deve ter lido inúmeras reportagens, na web, na tevê, nas rádios e jornais, abordando o universo feminino de alguma forma.
Com público majoritariamente formado por mulheres, esta Canguru sempre se preocupou em abordar assuntos voltados para nós. Ou seja, o Dia da Mulher, para a gente, é todo dia. Esta pauta não sai do nosso noticiário nunca. É por isso que, aqui, você encontrará diversas reportagens, artigos, posts de blog e textos opinativos sobre o universo feminino. Também acompanhamos com atenção e noticiamos com frequência os projetos de lei que interessam diretamente às mulheres nos legislativos municipal, estadual e no Congresso Nacional. Veja alguns exemplos abaixo:
- Reportagem especial – Até hoje mulheres ainda são demitidas só porque se tornaram mães
- Após casamento, mulheres fazem muito mais tarefas domésticas que homens
- Mulher é a principal responsável por criança no domicílio, confirma IBGE
- Mães deixam mercado de trabalho cinco vezes mais que pais
- Coluna da Cris Guerra – Desenhando um mundo sem machismo
- Coluna Padecendo no Paraíso – Nasce uma mãe
- História de mãe – Como me tornei empreendedora
- Teste – O machismo dá as caras na sua casa?
- Reportagem – Brasil está entre os 50 piores lugares do mundo para as meninas
- Post em blog – Pelos direitos das meninas
- Projeto de lei – PL quer garantir amamentação em local público em todo o Brasil
Gênero e número
A plataforma Gênero e Número, que aborda questões de gênero a partir de jornalismo de dados, compilou dados não muito empolgantes sobre o universo feminino. Pelo contrário: são tristes retratos da participação das mulheres na política formal, de seu retrato na mídia, e da violência contra as mulheres.
Apesar de tristes, são dados importantes, que merecem ser compartilhados e conhecidos. A Canguru selecionou oito deles:
Texto atualizado em 8.3.2018