Da Redação
Dia 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. O dia foi eleito pela Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) em 1996 para promover debates a respeito da importância do processo de adoção. No ano de 2002 a comemoração foi oficializada pelo governo federal.
Para a data a Canguru preparou uma galeria com nove famosos com filhos adotivos para você conhecer. Além de nomes já conhecidos pela adoção de vários pequenos, como Madonna e Angelina Jolie, a atriz Leandra Leal e a cantora Gal Costa também estão na lista:
A atriz Michelle Pfeiffer adotou Claudia Rose (vestido cinza) em 1993, mesmo ano em que se casou com David E. Kelley.
Sandra Bullock adotou o menino Lois em 2010. E em 2015 se tornou mãe da pequena Laila.
A cantora Madonna tem seis filhos, dois biológicos, Lourdes Maria e Rocco. E quatro adotivos, Devid, Mercy, Stella e Esther todos adotados no Malauí.
Angelina Jolie também é mãe de seis filhos. Três biológicos, a mais velha Silloh e os gêmeos Knox Léon e Vivienne Marcheline. Os três adotivos são Madoxx, Pax Thien e Zahara Marley a mais nova dos três.
A cantora Daneila Mercury adotou as meninas Márcia, Ana Alice, e Ana Isabel, quando ainda estava casada com o publicitário Marco Scabia.
A apresentadora Glória Maria adotou as meninas Laura e Maria em 2009.
A cantora Gal Costa adotou Gabriel em 2007. Na foto em comemoração ao dia das mães a cantora aparece no canto esquerdo com sua mãe e no direito com seu filho.
Leandra Leal e Alê Youssef adotaram a pequena Julia em 2016. Na foto a atriz aparece ao lado de sua mãe e a amiga Thays Jaffet.
Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso são os pais da pequena Titi, adotada em 2016.
O Cenário da adoção no Brasil
De acordo com o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA), no Brasil, existem cerca de 47 mil crianças e adolescentes em estado de acolhimento institucional. Desse total, aproximadamente 7 mil estão aptas a participar de processos de adoção. Ainda segundo os dados do CNCA, o número de pessoas interessadas em adotar é de 37 mil.
A disparidade encontrada entre a quantidade de crianças a serem adotadas e o número de pais em espera está relacionada tanto a demora no processo de adoção, quanto a fatores de preferência dos pais. Questões como idade, etnia, existência ou não de irmãos e ocorrência de doenças crônicas, entre outros fatores podem influenciar a escolha dos pais. Confira mais informações sobre adoção aqui.