Um dos princípios defendidos pelos adeptos da disciplina positiva é o de integrar os filhos, desde pequenos, às tarefas domésticas.
As crianças, na verdade, costumam adorar participar de trabalhos como arrumar a cama, lavar as vasilhas, regar as plantas e colocar as roupas na máquina.: elas se sentem úteis e veem que são parte da família, e isso fortalece sua autoestima. Também é uma forma de fazê-las perceber que a casa tem demandas (afinal, os guardanapos não chegam sozinhos à mesa) e elas podem colaborar com as mesmas.⠀
“Eles cooperam mais quando podem expressar seus sentimentos e participar do planejamento e das escolhas”, afirma Jane Nelsen no livro Disciplina Positiva (editora Manole).
À medida que a criança conquista graus de autonomia – consegue ir ao banheiro, comer e tomar banho sozinha, por exemplo -, ela pode assumir responsabilidades proporcionais. Crianças protegidas demais podem demorar a descobrir que a noção de liberdade é acompanhada da responsabilidade, destaca texto sobre o assunto no Lab Edu, Laboratório de Educação.
Mas quais tarefas podem ser distribuídas aos pequenos e a partir de qual idade?
O site diiirce.com.br criou uma tabela com sugestões, confira a seguir.
Leia também: 7 princípios que pais e escolas devem ensinar às crianças