Unicef lança guia de cuidados para a volta às aulas presenciais

Material de acesso gratuito traz orientações de prevenção ao coronavírus no ambiente escolar, voltada a mães, pais e responsáveis

1481
Unicef lança guia 'Cuidados na Escola' para a volta às aulas presenciais; capa do guia
Guia também traz ações de prevenção para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves que acarretam na dificuldade de utilização das máscaras
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Pensando no retorno às aulas presenciais que vêm ocorrendo em alguns municípios e estados do país, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a a Mauricio de Sousa Produções lançaram o guia “Cuidados na Escola”. O documento, lustrado pelos personagens da “Turma da Mônica”, visa orientar as famílias que decidirem pelo retorno com instruções de prevenção e recomendações e cuidados necessários no ambiente escolar – da sala de aula à hora do recreio – como o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos. 

Como o vírus é transmitido, qual o distanciamento ideal entre mesas ou carteiras escolares, como devem ser realizados os lanches, etiqueta respiratória e as medidas que as escolas devem adotar para evitar a transmissão da Covid-19 estão entre os assuntos abordados na cartilha. No check list para mães, pais ou responsáveis, o guia traz recomendações como:

  • crianças com sintomas da doença devem ficar em casa por pelo menos dez dias;
  • devem ser enviadas máscaras suficientes para trocas a cada três horas e sacos para máscaras limpas e outro para descarte;
  • lanches e garrafa de água devem ser enviados conforme orientação da escola;
  • é preciso atenção ao horário de entrada e saída para evitar aglomerações.

“Nesse momento em que os pequenos estão ansiosos para reencontrar e interagir com os colegas, é fundamental reforçar todos os procedimentos para que eles possam aproveitar o retorno à escola com a maior segurança possível. Entendemos que a forma didática é a mais eficaz de se passar a orientação às famílias, principalmente, por meio de personagens e histórias que todos já conhecem, facilitando a divulgação e entendimento da mensagem”, destaca Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções. 

A cartilha foi desenvolvida pela equipe técnica do Unicef, das áreas de saúde, educação e Wash (sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene) e conta também com informações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais. 

Guia também traz orientações para crianças com problemas cognitivos ou respiratórios

O guia “Cuidados na Escola” também traz ações de prevenção para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves que acarretam na dificuldade de utilização das máscaras. Além disso, propõe alternativas a crianças e adolescentes com perda ou problemas auditivos, que precisam ter a leitura labial e visualizar as expressões do locutor – como o uso de máscaras transparentes, por exemplo. Dessa forma, é possível construir um ambiente seguro e que garanta oportunidades de aprendizagem a todos. 

“As escolas constituem uma parte essencial na vida de cada criança. Além da educação e a preparação para o mundo do trabalho, elas oferecem uma diversidade de outras oportunidades de desenvolvimento para as crianças e adolescentes, incluindo competências sociais, proteção contra diferentes formas de violência – e para muitos também alimentar-se bem. Em novembro de 2020, mais 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil. Muitas famílias têm dúvidas sobre como realizar a volta para a escola de uma maneira segura. Este novo guia responde a muitas destas questões e vai ajudar crianças, adolescentes e famílias a retornar à escola, e se manter nela, de forma segura”, disse a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer. 

Desde o início da pandemia, o Unicef e a Mauricio de Sousa Produções desenvolveram diversos materiais com orientações contra o coronavírus por meio de seus canais digitais. A iniciativa faz parte do projeto “Juntos contra o coronavírus”, campanha realizada pela Mauricio de Sousa Produções. A personagem Mônica é embaixadora do Unicef desde 2007, participando de campanhas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente. Seu criador, Mauricio de Sousa recebeu o título de escritor para crianças concedido pela entidade. 

Acesse aqui o guia “Cuidados na escola”

Para conferir esta e as outras cartilhas basta acessar gratuitamente em: www.turmadamonica.uol.com.br/juntoscontraocoronavirus


Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News, sempre no último sábado do mês, no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui