O suor, quando produzido em excesso, pode ser motivo de desconforto e constrangimento para as crianças.
O suor ajuda a regular a temperatura corporal, podendo ser liberado em momentos de estresse, raiva, nervosismo e medo. Porém, em alguns casos, a sudorese excessiva ocorre sem estar relacionada a nenhum desses fatores e pode provocar mau cheiro.
Existem duas condições relacionadas à transpiração infantil. A hiperidrose é o excesso de produção de suor, e a bromidrose é o mau cheiro persistente associado ao excesso de suor. Entenda a seguir as causas e diferenças entre as duas condições.
Está relacionada ao excesso de produção de suor, até mesmo em repouso. Se manifesta desde a infância e segue até a vida adulta, principalmente nas mãos, axilas e pés. Excesso de peso e ingestão de alimentos como alho e cebola também podem agravar o quadro.
Em casos menos graves: Uso de antitranspirantes e medicamentos que buscam inibir o suor são suficientes
Nos casos mais severos: Exigem tratamentos específicos, como: lipoaspiração da axila, cirurgia que visa inibir o nervo que causa suor excessivo na planta do pé e na palma da mão e aplicação de botox, eficaz por aproximadamente um ano, com objetivo de paralisar a ação do nervo que induz à produção do suor.
Caracterizada pelo mau odor persistente em algumas regiões do corpo, estando associada ao excesso de suor. O cheiro desagradável é causado por bactérias na derme. As axilas, virilhas e peito costumam ser os principais focos. Doença pode ocorrer por fatores genéticos, por excesso de transpiração, pela má higiene ou pela presença de bactérias no local.
Banhos diários, lavando cuidadosamente axilas, pés e região pubiana, principalmente após atividades esportivas.
Usar detergentes com ação antibacteriana
Lavar a roupa com temperaturas elevadas para matar as bactérias que existem nos tecidos
Dar preferência a roupas com tecido de fibra natural, pois absorvem melhor o suor
Uso de desodorantes antitranspirantes
Uso de discos absorventes ou palmilhas
Injeção de botox, iontoforese (aplicação de botox)
Em casos mais graves, cirurgias que reduzem a produção de suor
Tratamentos mais indicados: