A insônia das mães afeta os filhos:

6 dicas para dormir melhor

A mãe que não consegue dormir certamente vai enfrentar transtornos no relacionamento com os filhos. Pesquisa da Universidade de Warwick (Reino Unido) feita com 200 crianças entre 7 a 12 anos mostrou que filhos de mães com insônia também tinham dificuldade para cair no sono, dormiam por menos tempo e passavam menos horas em sono profundo.

Entenda o que é o fenômeno "Momsomnia", a insônia materna, e veja dicas para dormir melhor.

O QUE É INSÔNIA?

É uma dificuldade de iniciar o sono, manter o sono ao longo da noite, ou acordar muito cedo e não conseguir retornar a dormir.

O QUE É A MOMSOMNIA?

É a insônia das mães, já bastante pesquisada por especialistas em sono pelo fato de afetar também a dinâmica familiar e a relação com os filhos. Sabe-se que as mulheres são as maiores vítimas de burnout parental, por exemplo. Filhos de mulheres com insônia tendem a dormir menos e pior.

O QUE PODE PROVOCAR A INSÔNIA?

Doenças como câncer e fibromialgia;

Quadros de estresse;

Saúde mental afetada: depressão e ansiedade;

Excesso de preocupação, como no caso das puérperas, que ficam em constante estado de alerta com o recém-nascido.

O sono de má qualidade provoca irritabilidade. Mães em estado de cansaço mental têm menos paciência com as crianças.

POR QUE A INSÔNIA DA MÃE AFETA A CRIANÇA?

A mãe que vive em privação de sono sente-se constantemente cansada e não consegue exercer uma maternidade consciente e oferecer o suporte que o filho necessita para um desenvolvimento saudável.

A insônia é um obstáculo para a conexão emocional entre mãe e filhos, porque a mulher cansada não tem energia, paciência nem disposição para interagir com as crianças.

1

2

3

Tente dormir mais cedo

Evite assistir TV e usar o celular em excesso logo antes de dormir.

1

2

6 DICAS PARA VENCER A INSÔNIA

Cuide de você: procure relaxar à noite, tomando um banho quente mais longo, por exemplo

Não assista TV ou mexa no celular ao lado do seu filho, na cama. Ele também poderá desenvolver transtornos de sono se tiver  esses hábitos

3

4

Pratique atividade física diariamente, pelo menos 30 minutos ao dia. Isso poderá contribuir de maneira significativa para melhorar a qualidade do sono

Procure a ajuda de um especialista e um tratamento adequado. O importante é compreender a origem do transtorno no sono. Só tome medicação se for indicada por um especialista, pois remédios podem induzir um sono profundo, porém não natural.

5

6