Por Canguru News
O Brasil enfrenta um momento de escassez hídrica, que provocou o aumento da tarifa de energia elétrica em quase 7%. É um bom momento para envolver as crianças no debate e contar com a ajuda delas para economizar em casa. Confira dicas a seguir.
Faça um combinado e coloque duas músicas preferidas do seu filho durante o banho. Quando acabarem as canções, está na hora de sair do chuveiro.
Peça ao seu filho para ser um fiscal da energia. Quando ele encontrar uma luz ligada em algum cômodo sem ninguém, ele desliga e chama a atenção da família.
Envolva seus filhos, se forem mais velhos, no orçamento. Mostre a conta de luz e faça um pacto: se houver queda no valor da conta de um mês para o outro, parte do dinheiro economizado poderá ser partilhado com eles.
Tentem assistir ao mesmo programa de televisão, ou ao mesmo filme, todos da família unidos. Assim, menos eletrodomésticos ficam ligados.
Conte para as crianças como funciona a cadeia energética. Existem sites e apps, como o Energia em Jogo e o Publicações Neoenergia, com histórias focadas para as crianças sobre o tema.
Explique que é preciso usar menos a máquina de lavar, estimulando as crianças a colocar as roupas delas na máquina de lavar junto com a dos adultos.
Aproveitem os dias, deixem janelas e cortinas abertas e compartilhem o mesmo espaço, em família, economizando o uso de luz elétrica.