Bebês devem usar chupeta?

Saiba desvantagens e vantagens

A decisão de dar ou não a chupeta é controversa e os pais precisam analisar diversos aspectos antes de introduzir o uso. Saiba as principais desvantagens e vantagens do uso.

Desvantagens

Bebês que usam chupeta frequentemente podem perder o interesse no aleitamento materno e deixar de mamar. A Organização Mundial de Saúde não recomenda o uso da chupeta por lactentes (bebês que amamentam).

Desmame precoce

1

Como é difícil higienizar as chupetas da forma adequada, é possível que o bebê seja um alvo mais fácil de infecções.

Aumento de infecções

2

O uso da chupeta pode afetar a forma como a língua do bebê se posiciona na boca. Isso pode levar a criança a respirar apenas pela via oral, aumentando o surgimento de infecções respiratórias.

Posicionamento inadequado da língua e problemas respiratórios

3

Se a criança  usa a chupeta o dia todo, é possível que apresente problemas no desenvolvimento da fala e tenha dificuldade de articulação das palavras.

Problemas na fala

4

A alteração da arcada dentária pode ocorrer especialmente se a criança continuar a usar a chupeta mesmo após os 3 anos de idade.

Mordida aberta

5

Não por acaso chupeta, em inglês, é chamada de "pacifier", ou seja, pacificadora.

Efeito calmante

1

Vantagens

A chupeta, para alguns pais, é uma aliada para aliviar as dores dos bebês, sobretudo no caso de cólicas, exatamente porque tem esse "efeito calmante".

Alívio de dores

2

Há estudos (metanálise) que apontam uma relação entre o uso da chupeta na hora de dormir e redução no risco de SIDS (Síndrome da Morte Súbita Infantil). 

Síndrome da Morte Súbita Infantil

3