7 brincadeiras de festas juninas para se divertir com as crianças

Pula a fogueira iaiá… pula a fogueira ioiô… Finalmente chegou a época das comidas típicas de milho, das quadrilhas, quermesses e, claro, muitas brincadeiras! A Canguru News selecionou atividades que resgatam tradições populares e prometem muita diversão entre adultos e crianças. Arraste para o lado e confira.

Pescaria

Junto com as crianças confeccione peixinhos de papelão, plástico ou madeira. Fure a boca deles e encaixe argolas no local. Providencie uma vara e coloque todos os peixes em uma caixa a uma distância que a criança consiga “pescá-los”. Vence quem pegar mais peixes num número de rodadas pré-definido pelos jogadores.

1

Jogo das argolas

Junte dez garrafas do mesmo tamanho e decore-as com as crianças. Organize-as em um triângulo e defina o número de pontos que cada uma vai valer. Entregue dez argolas a cada jogador, que devem tentar acertar as garrafas a uma certa distância. Vence quem acertar mais garrafas.

2

Ótima opção para a família inteira, o jogo pode ser encontrado em lojas de artigos de festa. Outra opção são os aplicativos que imprimem cartelas com números ou desenhos. Ganha o prêmio quem completar a cartela de números primeiro. 

3

Bingo

Junte dez latas de alumínio do mesmo tamanho (como as de leite em pó). Após decoradas, faça uma pirâmide, com quatro na base, três em cima e assim por diante. Providencie bolinhas de borracha ou de meia para derrubar as latas acertando-as de longe. Quem acertar o maior número de latas vence.

4

Tomba latas

Corrida de Saco 

Com essa brincadeira, todo mundo volta a ser criança! Os participantes devem pular dentro de um saco grande (de batatas, por exemplo) para tentar chegar primeiro que os adversários à reta final. 

5

Cadeia do xerife

Com um giz de cera ou escolar, faça um círculo no chão que irá representar a cadeia. O voluntário que ficar preso só será solto ao mostrar uma habilidade que impressione os demais, como cantar ou dançar, ou ainda ao realizar um desafio proposto pelos jogadores. Cumpridas as exigências, o preso escolhe outra pessoa para o seu lugar. 

6

Boca do palhaço

Quem aí é bom de mira? Uma caixa com o desenho de um palhaço é o alvo onde devem ser jogadas as bolinhas (de meia, borracha ou a que tiver em casa), a uma distância nem muito fácil nem difícil demais para as crianças acertarem. Cada um tem entre três e cinco chances para jogar. Vence quem acertar mais bolinhas dentro da boca do palhaço.

7