Veja a seguir quatro estratégias da mestre em psicologia positiva, Adriana Drulla, para lidar com o burnout parental.
O burnout parental é a sensação de esgotamento profundo associado ao estresse crônico que surge a partir de demandas diárias na educação e criação dos filhos.
1
Normalmente o que mais estressa os pais são coisas que eles não conseguem controlar.
Canalize as energias no que você consegue fazer e procure implementar pequenas mudanças na rotina para aliviar sobrecargas mentais, tipo: as crianças passeiam com o cachorro, o marido lava a louça, você cozinha, o pai do amigo do seu filho os leva para a escola uma vez por semana.
2
As pessoas que se sentem sobrecarregadas tendem a se isolar, muitas vezes por vergonha ou desespero. O isolamento pode agravar o burnout. Busque conversar com pessoas que de fato podem e estão dispostas a te ajudar. Não fique em silêncio!
3
Excessos de expectativas aumentam a sobrecarga e a ansiedade. Somos todos humanos. Não se cobre o que é humanamente impossível. O perfeccionismo é um dos maiores fatores associados ao burnout.
4
Errar é a prova de que somos humanos, não inferiores. Em momentos difíceis, permita-se fazer uma pausa, medite e saiba acolher os seus próprios sentimentos.