A pandemia não acabou, mas o avanço da vacinação e a queda gradual de óbitos e internações no país fez com que as famílias renovassem os planos para as viagens de férias, tão esperadas nos últimos 2 anos.
dos brasileiros disseram, em pesquisa feita pelo Boston Consulting Group,
70%
Mas nas famílias em que há crianças não vacinadas, com menos de 12 anos de idade, é importante ter cautela.
Veja a seguir algumas dicas de infectologistas sobre cuidados que os pais precisam ter durante a viagem.
1
O avião é um dos lugares considerados de risco, por ser fechado, e haver circulação de ar limitada. Cabe a cada família analisar os riscos e, claro, usar máscara nas crianças.
2
Faça uma pesquisa sobre o percentual de população vacinada no país, Estado ou cidade que a família vai visitar. Lembre-se: muitos países da Europa estão vivenciando, agora, uma quarta onda da pandemia.
3
Informe-se se o uso de máscara é obrigatório ou não no local em que você vai visitar, ou se a obrigatoriedade vale apenas para ambientes fechados. Em São Paulo, por exemplo, a decisão sobre uso de máscara em ambientes ao ar livre deve ser tomada só em dezembro.
4
No momento da viagem, opte por tirar as máscaras das crianças apenas em lugares abertos.
5
Antes de embarcar, cheque se seu filho está com as demais vacinas em dia, especialmente em alguns casos como sarampo, catapora, gripe, entre outras. Fale com o pediatra.
6
O álcool em gel continua sendo um bom companheiro. Lave bem as mãos das crianças com água e sabão e use o álcool.
7
Prefira sempre ambientes bem ventilados, abertos, em que as pessoas se mantenham distantes e seguras. Precisamos de consciência coletiva e individual