Conflito é sinônimo de agitação, bagunça, briga, alvoroço, desordem. E isso tudo é muito comum na infância, porque as crianças ainda não têm maturidade para controlar suas próprias emoções.
Você já deve ter visto essa cena: uma criança quer um objeto qualquer que está na mão de outra criança. O que ela faz? Simplesmente vai lá e pega. Mas é bem provável que a outra criança não queira dar o objeto. E assim começa o conflito.
As emoções vêm à flor da pele e a raiva pode ser manifestada com tapas e gritos. Muito comum entre irmãos ou amigos.
O que os pais ou professores podem fazer para ajudar as crianças? Veja a seguir algumas ferramentas da Disciplina Positiva.
Mais do que brigar com a criança, é importante tentar analisar o comportamento que a levou a agir de tal maneira. Algumas perguntas norteadoras:
Por que será que elas estão brigando?
Elas já falam e conseguem expressar seus desejos e necessidades?
Há adultos próximos dispostos a entender o que se passa?
A falta de habilidades de comunicação. A necessidade de chamar a atenção. Irritação, cansaço, frustração, fome e tantas outras coisas podem ter motivado o conflito.
Evite entrar no conflito. Se necessário, você pode mediar, mas faça isso sem julgar ou tomar partido, apenas com o objetivo de ajudar a resolver a questão.
Sugira que as crianças tirem um tempo para se acalmar, talvez em lugares diferentes, e que retornem depois de um certo tempo para tentarem juntas buscar uma solução.
Considere não interferir e até sair de perto, se for seguro deixá-las sozinhas. Diga que você se importa com elas e que também confia na capacidade delas de se resolverem sem a sua interferência.
Ensine habilidades de comunicação respeitosas e estratégias para autorregulação. Encoraje a cooperação às crianças.
Texto: Bete P. Rodrigues, professora, consultora educacional E trainer em disciplina positiva.