Cantinho de estudo:

dicas para a rotina de tarefas das crianças

A organização do espaço de estudo da criança é fundamental para desenvolver a concentração e dedicação dos pequenos desde cedo.

Veja a seguir dicas de como deixar o cantinho do estudo convidativo para atividades escolares.

Iluminação correta

O espaço precisa ser bem iluminado e contar com luz natural, como perto da janela. Além disso, não se esqueça de adicionar uma luminária na mesa de estudos.

1

Mesa adequada ao tamanho da criança

O móvel contribui para que a criança mantenha uma postura adequada, evitando com que fique de mal jeito como ficaria ao tentar estudar deitado na cama. 

2

Cadeira confortável

É uma peça fundamental para que seu filho se sinta confortável para estudar sem distrações ou incômodos. Opte por modelos que se adequem ao tamanho da criança, com encosto e, se possível, regulagem de altura.

3

Aposte nas estantes ou nichos e prateleiras

Caso o tamanho do ambiente permita, invista em uma estante para guardar livros, cadernos e apostilas. Se não houver espaço, instalar nichos e prateleiras pode ser uma boa saída.

4

Quadro de anotações

É super útil para ajudar na organização da rotina da criança. Podem ser anotadas as datas de entrega de trabalhos, compromissos importantes e até mesmo o planejamento do dia de estudos.

5

Pastas 

Também é útil apostar numa pasta sanfonada com divisórias para cada matéria que seu filho estuda. Isso ajudará muito na hora de organizar as tarefas e as folhas de resumos.

6

Personalidade é tudo

O cantinho de estudo precisa ter a identidade da criança: cores e elementos que ela goste, objetos com os quais se identifique, para decorar. Por isso, ouça seu filho na hora de montar o local de estudos.

7