Saiu o trailer oficial de Toy Story 5 e nós, pais, vamos ficar tão ansiosos quanto as crianças para assistir

A sequência do filme promete falar de um tema que é relevante para os pequenos, mas que também é uma preocupação central dos adultos
Em Toy Story 5, quem antagoniza com os brinquedos é Lilypad, um tablet, que chega às mãos de Bonnie e rouba toda a sua atenção Foto: Divulgação

Lembro do lançamento do primeiro Toy Story como se fosse hoje. O ano era 1995 e eu tinha 15 anos, praticamente a idade que meu filho tem hoje. A animação fez um sucesso estrondoso. Foi o primeiro longa-metragem completamente animado por computação. Um feito e tanto! Ainda criança, ficava me perguntando: será mesmo que os brinquedos têm vida quando não estamos vendo? Mal dava para imaginar quantas aventuras Buzz e Woody, naquela época, ainda rivais, viveriam juntos mais tarde.

Nem de longe dava para imaginar que, um dia, o grande vilão do filme e o arqui-inimigo dos brinquedos seria ela, a tecnologia. Nos anos 1990, celulares até existiam, mas eram trambolhos, analógicos, serviam só para falar no telefone e não eram nada populares. Hoje, crianças de 2 anos já deslizam os dedinhos pelas telas dos smartphones e tablets. Isso quando elas não têm um aparelho próprio!

O acesso – e o excesso – das crianças às telas é uma das maiores preocupações não só de pais, mas de educadores e profissionais de saúde física e mental. Aqui em casa, eu não sei se os brinquedos têm vida, mas, se tiverem… Acho que eles também ficam bem tristes, porque, se a gente deixar, eles ficam mesmo esquecidos no fundo do baú, enquanto os pequenos assistem a desenhos e se entretêm com jogos eletrônicos. Controlar, monitorar e equilibrar o uso são tarefas árduas. A meu ver, uma das mais árduas para a geração atual de pais.

Em Toy Story 5, quem antagoniza com os brinquedos é Lilypad, um tablet, que chega às mãos de Bonnie e rouba toda a sua atenção, afastando-as dos bonecos e até dos amigos. Alguma semelhança por aí?

A nostalgia de rever personagens que já conquistaram nossos corações quando éramos pequenos, somada à sensação única que é ver nossos filhos curtindo algo que nós amávamos na idade deles e à abordagem divertida e leve, mas sensível, de um tema totalmente relevante para a parentalidade atual, certamente, vai fazer com que os adultos fiquem tão ansiosos quanto os pequenos, aguardando a estreia. A previsão é de que a animação chegue às telonas no dia 18 de junho.

Enquanto isso, dá para conferir o trailer, que foi divulgado pela Disney e Pixar. Será que os brinquedos vão vencer essa batalha?

https://www.youtube.com/watch?v=-YbiBclEEgo

Renata Menezes

É jornalista, entusiasta da maternidade e vive a intensidade (e as descobertas!) de ser mãe de um adolescente! Quando não está escrevendo aqui na Canguru News ou viajando com a família, você a encontrará nas quadras, recarregando as energias com suas amigas no time de handebol Master EG. Para ela, a maternidade é uma viagem constante — e ela adora compartilhar cada parada desse roteiro com nossas leitoras

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Veja Também