O principal é decidir em família uma rotina que seja boa para todos

333
rotina crianças quarentena
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Entramos na segunda semana de confinamento aqui em Portugal. As notícias que entram pela tela da televisão, revelam um cenário assustador na Itália e na Espanha. Não podemos sair à rua, as entradas nos supermercados fazem-se em certos períodos do dia e muitos têm o trabalho suspenso. Outros, trouxeram o trabalho para casa e assumiram, simultaneamente, uma nova profissão: a de professores dos filhos, ganhando também a função de dono e dona de casa. Ou seja, passamos a conciliar três empregos full-time – e esta equação tem tudo para dar errado.

Temos duas opções: ou aceitar que é assim e vai passar, ou desejar que o mundo continue a ser perfeito, recusando a nossa parte de responsabilidade.

Eu sei que não é justo, mas creio que levo vantagem, neste caso. Durante anos, os meus filhos estudaram numa escola que tinha sete semanas de aulas e duas semanas de férias. Ou seja, ao fim de um mês e meio tinha os filhos de férias e precisava conciliar a vida profissional com essa pausa escolar. A figura de babá, em Portugal, não existe – são os pais que assumem 100% desse papel. E, na maior parte dos casos, muitas das famílias aqui também não tem empregada doméstica todos os dias – normalmente são umas 8 horas semanais.

Leia também: 4 dicas para ajudar as crianças a manter a rotina de estudos em quarentena

Esta espécie de estágio mostrou-me como conciliar e equilibrar todos estes pratos nesta balança e eu vi, logo, que o mais importante é decidir, em conjunto, uma rotina que seja boa para todos, flexível o suficiente, nesta situação completamente extraordinária.

Sei que enquanto pais damos o mote e eu sei que precisava de os acompanhar nos estudos, que seriam feitos da parte da manhã – mas de manhã há muitas coisas a acontecerem em termos de trabalho. É por isso que acordo bem cedo. Faço as coisas mais importantes, faço a minha ginástica e, de seguida, trato de mim, tomamos o café, organizamos a vida doméstica e, às 9h estamos a estudar. Estou com os miúdos o tempo que for necessário para concluírem as tarefas.

Leia também: O coronavírus pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado

Curiosamente, mais do que explicar, parte do meu trabalho é pedir que o meu filho mais novo, que está no 1º ano, se concentre. Mas pedir não adianta – preciso lhe mostrar como é que isso se faz. Hoje, uma semana depois, vejo-o a fazer menos pausas, mais concentrado e muito entusiasmado com a aprendizagem.

Desenhar as letras e fazer tarefas mais repetitivas são ações que passaram de aborrecidas a fazerem parte de uma lista que se executa e que nos torna mais competentes para ler e fazer cálculos. A leitura e a escrita são utilizadas quando ele me faz a lista de compras ou lê a quantidade de farinha que existe na embalagem, por exemplo. A aprendizagem tem sempre uma utilidade. No final da manhã, brincam os dois, guardam o material e ajudam a preparar o almoço. Ao escrever estas palavras sinto-me irritante porque parece perfeito, mas descansa, não é.

Ainda tenho de pedir ao meu filho para se concentrar e relembrar à mais velha outras coisas. Mas, no final do dia, quando percorro as imagens desde o acordar até ao dormir, a sensação – que é uma interpretação subjetiva, claro – é muito positiva. Os miúdos estão, a cada dia que passa, mais cooperantes e responsáveis. Para além disso, estão a fazer uso de todos os jogos e brinquedos que têm, inventam brincadeiras e deixam-nos trabalhar. É possível que outro pai se sentisse, em nossa casa e nas nossas circunstâncias, completamente desgastado e cansado. Depende do ponto de vista.

O segredo, qual foi? Creio que a clareza do ambiente que eu gostaria de criar em casa e ter procurado torná-lo real, através dos meus comportamentos e das opções dadas. Ao mesmo tempo, ter decidido com os miúdos quais eram as rotinas e o compromisso foi, seguramente, uma das melhores decisões.

Dizem que a quarentena é uma excelente oportunidade para ensinarmos todas estas coisas aos nossos filhos. E eu não podia estar mais de acordo.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Magda Gomes Dias
Magda Gomes Dias, 44 anos, tem dois filhos: Carmen, 12 anos, e Gaspar, 9 anos. É natural do Porto, Portugal, e fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, onde oferece programas de certificação e especialização na área. Autora do blog 'Mum's the boss', escreveu os best-sellers 'Crianças Felizes' e 'Berra-me Baixo', além do livro 'Para de Chatear a Tua Irmã e Deixa o teu Irmão em Paz'.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui