Ciência divertida para as crianças: festival de filmes aborda saúde, conhecimento e bem-estar

Evento online e gratuito promovido pelo Goethe Institut traz filmes sobre saúde e bem-estar sob perspectiva científica acessível e didática para o público infantil.

197
Science Film Festival mostra que a ciência pode ser divertida para as crianças
O Science Film Festival traz produções de diversos países sobre temas de ciências para as crianças e jovens. | Imagem: Youtube/Science Film Festival

Temas científicos podem parecer complexos para serem abordados com faixas etárias mais novas, mas, com métodos criativos, a ciência pode ser apresentada e compreendida desde a infância. Com a filosofia de “conhecimento através do entretenimento”, o Festival de Cinema de Ciência (Science Film Festival) engaja crianças e jovens em temáticas sobre questões científicas. Em 2021, o evento ocorre de forma online e gratuita, de 1º de outubro a 20 de dezembro. 

O Science Film Festival é promovido pelo Goethe Institut em mais de 20 países, e, neste ano, conta com a apresentação de 122 filmes como parte da seleção oficial internacional. O objetivo das produções dessa edição é refletir sobre o tema “Mais Saúde, com ciência e conhecimento”, com foco na ciência da saúde e do bem-estar mental no contexto pandêmico da covid-19. 

Science Film Festival mostra que a ciência pode ser divertida para as crianças
Ilustração oficial do Festival de 2021, com o tema “Mais Saúde, com ciência e conhecimento”. | Imagem: website Science Film Festival

As obras possuem diversas estéticas e temáticas variadas, mas mantêm o objetivo comum de debater temas educativos e científicos com um formato criativo e dinâmico. Uma das produções brasileiras, por exemplo, propõe uma análise sobre a influência da pressão dos colegas e os perigos de desafios propostos nas redes sociais. Outro vídeo, vindo da Tailândia, apresenta uma explicação didática sobre a disseminação de germes quando tossimos ou espirramos, e esclarece, a partir de um experimento, a importância do uso de máscaras para prevenir doenças. 

Materiais didáticos 

Para os pequenos, o aprendizado não fica só nos filmes. O Science Film Festival disponibiliza uma série de materiais didáticos no site, oferecendo atividades como projetos e experiências práticas que ampliam a compreensão dos temas abordados. Assim, é possível enriquecer a experiência com as produções e relacionar os vídeos do festival aos conteúdos escolares de crianças e jovens.

Sucesso internacional

Hoje, o festival é o maior do gênero. Em 2020, alcançou mais de 800 mil espectadores em 28 países ao redor do mundo, incluindo regiões como Sudeste Asiático, América Latina e Oriente Médio. Na edição, o foco temático era “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, e os filmes apresentavam questões de ciência, tecnologia e meio ambiente, ampliando o debate sobre um futuro melhor e mais sustentável para todos.

Como acessar os filmes?

De acordo com a assessoria do Science Film Festival, para obter acesso aos filmes é preciso se inscrever no formulário no evento, que pode ser acessado aqui e nas redes sociais do evento no Brasil. A partir da inscrição, é liberado o acesso a 37 vídeos que compõem a mostra de produções brasileiras esse ano.

Com a senha enviada pela organização do festival ao email inscrito, é possível assistir tudo pela plataforma Vimeo sob demanda, de casa, ou – se for um educador, cineclubista, mediador de cultura ou trabalhar em contextos educacionais – poderá organizar uma exibição coletiva dos conteúdos para crianças, adolescentes e jovens.

As inscrições já foram abertas, e o acesso pode ser feito até 20 dezembro, último dia de exibições da edição de 2021.


LEIA TAMBÉM:

Nicole Oliveira, prodígio de astronomia de 8 anos, já detectou 7 asteroides; Nicole com o seu telescópio

‘Meu sonho é que todas as crianças do Brasil tenham acesso à ciência’, diz astrônoma de 8 anos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui