Ciência divertida para as crianças: festival de filmes aborda saúde, conhecimento e bem-estar

Evento online e gratuito promovido pelo Goethe Institut traz filmes sobre saúde e bem-estar sob perspectiva científica acessível e didática para o público infantil.

352
Science Film Festival mostra que a ciência pode ser divertida para as crianças
O Science Film Festival traz produções de diversos países sobre temas de ciências para as crianças e jovens. | Imagem: Youtube/Science Film Festival
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Temas científicos podem parecer complexos para serem abordados com faixas etárias mais novas, mas, com métodos criativos, a ciência pode ser apresentada e compreendida desde a infância. Com a filosofia de “conhecimento através do entretenimento”, o Festival de Cinema de Ciência (Science Film Festival) engaja crianças e jovens em temáticas sobre questões científicas. Em 2021, o evento ocorre de forma online e gratuita, de 1º de outubro a 20 de dezembro. 

O Science Film Festival é promovido pelo Goethe Institut em mais de 20 países, e, neste ano, conta com a apresentação de 122 filmes como parte da seleção oficial internacional. O objetivo das produções dessa edição é refletir sobre o tema “Mais Saúde, com ciência e conhecimento”, com foco na ciência da saúde e do bem-estar mental no contexto pandêmico da covid-19. 

Science Film Festival mostra que a ciência pode ser divertida para as crianças
Ilustração oficial do Festival de 2021, com o tema “Mais Saúde, com ciência e conhecimento”. | Imagem: website Science Film Festival

As obras possuem diversas estéticas e temáticas variadas, mas mantêm o objetivo comum de debater temas educativos e científicos com um formato criativo e dinâmico. Uma das produções brasileiras, por exemplo, propõe uma análise sobre a influência da pressão dos colegas e os perigos de desafios propostos nas redes sociais. Outro vídeo, vindo da Tailândia, apresenta uma explicação didática sobre a disseminação de germes quando tossimos ou espirramos, e esclarece, a partir de um experimento, a importância do uso de máscaras para prevenir doenças. 

Materiais didáticos 

Para os pequenos, o aprendizado não fica só nos filmes. O Science Film Festival disponibiliza uma série de materiais didáticos no site, oferecendo atividades como projetos e experiências práticas que ampliam a compreensão dos temas abordados. Assim, é possível enriquecer a experiência com as produções e relacionar os vídeos do festival aos conteúdos escolares de crianças e jovens.

Sucesso internacional

Hoje, o festival é o maior do gênero. Em 2020, alcançou mais de 800 mil espectadores em 28 países ao redor do mundo, incluindo regiões como Sudeste Asiático, América Latina e Oriente Médio. Na edição, o foco temático era “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, e os filmes apresentavam questões de ciência, tecnologia e meio ambiente, ampliando o debate sobre um futuro melhor e mais sustentável para todos.

Como acessar os filmes?

De acordo com a assessoria do Science Film Festival, para obter acesso aos filmes é preciso se inscrever no formulário no evento, que pode ser acessado aqui e nas redes sociais do evento no Brasil. A partir da inscrição, é liberado o acesso a 37 vídeos que compõem a mostra de produções brasileiras esse ano.

Com a senha enviada pela organização do festival ao email inscrito, é possível assistir tudo pela plataforma Vimeo sob demanda, de casa, ou – se for um educador, cineclubista, mediador de cultura ou trabalhar em contextos educacionais – poderá organizar uma exibição coletiva dos conteúdos para crianças, adolescentes e jovens.

As inscrições já foram abertas, e o acesso pode ser feito até 20 dezembro, último dia de exibições da edição de 2021.


LEIA TAMBÉM:

Nicole Oliveira, prodígio de astronomia de 8 anos, já detectou 7 asteroides; Nicole com o seu telescópio

‘Meu sonho é que todas as crianças do Brasil tenham acesso à ciência’, diz astrônoma de 8 anos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui